segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Feira da Sopa & Frutas: Sugestões de Leitura

LIVROS COM CHEIROS E SABORES


A Biblioteca Escolar Sugere:


O Menino Gordo de José Viale Moutinho

«Sabem lá o que pode acontecer durante um dia num Colégio que tem como alunos o guloso Menino Gordo, o Alfeu Cientista Maluco e o malandreco do Zé Nabo? Até a Doutora Purificação, ao entrar na aula da professora Anita Mosca Morta, espalhou pelo chão os ossinhos do esqueleto. Enfim, um dia levado da breca.»





O Dia em Que a Barriga Rebentou de José Fanha



«Pai Bisnau, mãe Bisnuca, filhos Bisnica e Bisneco, constituíam a terrível Família Bisnau que só vivia para almoçar. E lanchar. E jantar. E cear. E comer a todas as horas do dia.

Nem usavam talheres! Metiam as mãos, quer dizer, metiam as asas pelo tacho adentro e enchiam a boca de tudo o que conseguiam apanhar.
Todos os dias era o mesmo: grandes paneladas, muitos fritos e fritadas, chouriços e chourições, panelas e panelões com comidas gordurentas, batatas fritas e sumos, pastilhas, gomas e mais, tanto mais que já ninguém se espantou quando um dia a barriga do Bisneco rebentou!».




A Ovelhinha que Veio para o Jantar de Steve Smallman
«Era uma vez um lobo, velhinho e esfomeado, que recebeu inesperadamente a visita de uma ovelhinha. Mal olhou para ela, começou logo a planear um belo ensopado de borrego. Mas a ovelhinha não queria ser o jantar do lobo. Na verdade, o que ela queria mesmo era... ser apenas amiga dele!».




Livro com Cheiro a Canela de Alice Vieira

«Perfumadas com um delicioso cheiro a canela e maravilhosamente ilustradas, cada uma destas pequenas histórias irá proporcionar momentos inesquecíveis de leitura, aprendizagem e troca de experiências. Descobre para que serve um dicionário e o que acontece aos adjectivos quando lhes damos muito uso!
O Cheiro a Canela servirá de moldura aromática à prosa incomparável de Alice Vieira, que, nestes contos didácticos, vai conduzir as crianças no caminho da leitura, apresentando-lhes vocabulário, jogando com as palavras e brincando com a gramática e a acentuação.»


 E, para os mais velhos:


Dietas e Borbulhas de Maria Teresa Maia Gonzalez


«Catarina e Sara são duas irmãs que enfrentam de maneira diferentes os complicados problemas da adolescência. Esta história realista e emocionante, centra-se sobretudo em Catarina que, ao entrar na puberdade começa a ganhar peso. Inevitavelmente, Catarina começa a sentir-se mal com a sua aparência, uma vez que Sara, o seu termo de comparação mais próximo, é alta e elegante. Quanto aos rapazes, só reparam nela para a gozarem, com excepção de Afonso que também passa um tormento por causa das borbulhas. Catarina desenvolve uma tão grande obsessão por emagrecer que só faz disparates e não tarda a desenvolver uma bulimia grave.»



Como Água para Chocolate de Laura Esquivel


«Neste romance surpreendente e admirável, que revelou ao leitor português uma grande escritora mexicana, toda a trama narrativa roda em torno da cozinha e de um certo número de elementos culinários. Cada capítulo abre com uma receita fora do comum (mas ao mesmo tempo perfeitamente realizável), a pretexto e em volta da qual não apenas se juntam os comensais, mas também se “cozem” e “temperam” amores e desamores, risos e prantos, e se celebra o triunfo da alegria e da vida sobre a tristeza e a morte.»



A Cidade e as Serras de Eça de Queirós


«Nesta obra, Eça sugere o tema clássico do elogio da "aurea mediocritas", quando mostra que nem é o fausto, nem o conforto, nem a ciência que fazem o homem feliz, mas sim uma vida calma, simples e natural.»

«A gastronomia marca presença ao longo de toda a obra de Eça de Queirós. Há descrições avassaladoras de comida e refeições.»




Bom Apetite!


1 comentário:

teresavis disse...

Que deliciosas sugestões de leitura, cheias de cheiro e sabor!
Vou rever a Cidade e as Serras!
Esperemos que aproveitem.