segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Dia Mundial da Alimentação

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

«Cooperativas agrícolas - chave para alimentar o mundo» é o tema central do Dia Mundial da Alimentação em 2012, que se assinala dia 16 de Outubro. Escolhido pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), o tema deste ano visa promover a reflexão sobre o papel das cooperativas agrícolas na garantia da segurança alimentar e na redução da pobreza. »
 
 
Na nossa Escola, o Dia Mundial da Alimentação comemora-se dia 19 de Outubro, com a já tradicional Feira da Sopa, Legumes e Frutos.






Aqui ficam algumas sugestões de leitura. Leituras saudáveis e saborosas, com 0% de calorias:



 
O Dia em Que a Barriga Rebentou de José Fanha
«Pai Bisnau, mãe Bisnuca, filhos Bisnica e Bisneco, constituíam a terrível Família Bisnau que só vivia para almoçar. E lanchar. E jantar. E cear. E comer a todas as horas do dia.

Nem usavam talheres! Metiam as mãos, quer dizer, metiam as asas pelo tacho adentro e enchiam a boca de tudo o que conseguiam apanhar.

Todos os dias era o mesmo: grandes paneladas, muitos fritos e fritadas, chouriços e chourições, panelas e panelões com comidas gordurentas, batatas fritas e sumos, pastilhas, gomas e mais, tanto mais que já ninguém se espantou quando um dia a barriga do Bisneco rebentou!»
 


 


«Estava precioso. Três vezes ataquei aquele caldo e ele outras tantas. (...) Até arroz de favas comeu e repetiu, ele que sempre abominara favas. Diante do louro frango assado no espeto, de que colhera uma febra, exclamou:
_ Está divino.»
 
in A Cidade e as Serras de Eça de Queiroz, romance adaptado para os mais novos por António Torrado.
 
 

 
Garfield - Gordura é Formosura de Jim Davis
«Amante incontestado de lasanha, café e dormir, Garfield é também famoso pela sua aversão a dietas e a qualquer actividade física (excepto se as mesmas implicarem esmagar aranhas ou infernizar a vida do cão Odie...) para além de, evidentemente, odiar as segundas-feiras.
Apesar de preguiçoso, rabugento, cínico e comilão, Garfield consegue ser um felino, ou melhor, “um humano em pêlo de gato” como o seu autor gosta de referir, com o qual todos nós nos identificamos, carinhosamente rodeado pelos seus amigos Jon Arbuckle (o dono, vítima constante do temperamento irascível de Garfield), Odie (o cão, igualmente vítima...) e Pooky (o seu bem-amado ursinho de peluche). »

 in wook.pt
 
 
 
 

Como Água para Chocolate de Laura Esquível
«Neste romance surpreendente e admirável, que revelou ao leitor português uma grande escritora mexicana, toda a trama narrativa roda em torno da cozinha e de um certo número de elementos culinários. Cada capítulo abre com uma receita fora do comum (mas ao mesmo tempo perfeitamente realizável), a pretexto e em volta da qual não apenas se juntam os comensais, mas também se “cozem” e “temperam” amores e desamores, risos e prantos, e se celebra o triunfo da alegria e da vida sobre a tristeza e a morte.
Enorme sucesso editorial, Como Água para Chocolate foi já traduzido em inúmeros países e adaptado ao cinema.»


 

2 comentários:

Romicas disse...

Que maravilha!!!
Dá vontade de ler e de aparecer.
Que corra tudo bem!!!

teresavis disse...

Ah! Não estava a ver quem era a Romicas... já sei! Um comentário tão delicioso só podia ser dela!
Aparece. Provas umas sopas, delicias-te com uns livros e ainda levas um marcador com sabor a romã, dióspiro,...