quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

HOTEL RUANDA na BE Mestre Avis




Hotel Ruanda

No âmbito da disciplina de Geografia, mais concretamente do estudo dos obstáculos ao desenvolvimento, juntamente com o projeto “Grande Cena”, visualizámos o filme Hotel Ruanda.
Este filme tem como tema central o Genocídio de Ruanda, em 1994. Desenrola-se no Hotel des Mille Collines, em Kigali, capital da Ruanda. Relata um período de tensão entre a maioria hutu e a minoria tutsi, duas etnias de um mesmo povo que lutam pelo poder.
Este facto constitui um obstáculo histórico ao desenvolvimento, resultante de uma colonização severa, que originou a exclusão, a marginalização, a violação dos direitos humanos, a mortalidade, a perda de identidade cultural, o agravamento das condições económicas, a insegurança e a dificuldade na redefinição das fronteiras. Apesar destes países serem independentes, ficam à mercê de ditaduras, conflitos armados e instabilidade política. Ou seja, o investimento na educação, na saúde e na cultura é descurado. Através do filme foi possível pensar nas soluções que procuram atenuar os contrastes de desenvolvimento. Esta ajuda pode ser pública ou privada, realizada através de canais de execução, de forma bilateral ou multilateral. Neste caso particular, os instrumentos traduziram-se na cooperação técnica, com o envio dos capacetes azuis da ONU, e na ajuda humanitária, através da ajuda alimentar e de emergência.
O que mais nos impressionou foi a crueldade dos atos de violência e o nível de corrupção existente. Tanto inocentes envolvidos numa guerra que não beneficia ninguém!

Os alunos do 9º ano.

Sem comentários: