sexta-feira, 26 de abril de 2019

Festival de Cinema - Portalegre

«No próximo dia 10/5/2019, a partir das 9h30, no Centro Artes do Espetáculo de Portalegre, irá decorrer a primeira edição do Festival Alto Cinema, onde serão apresentadas 9 curtas-metragens criadas por alunos do 2.º e 3.º ciclos de sete municípios do Alto Alentejo.

Este projeto resulta da atividade ALTO CINEMA operacionalizada pela organização CABEÇUDOS, no âmbito do projeto intermunicipal promovido pela CIMAA (Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo) - Rede de Promoção do Sucesso Educativo no Alto Alentejo.

Os cerca de 140 alunos envolvidos, provenientes dos Agrupamentos de Escolas de Alter do Chão, Avis, Campo Maior, Castelo de Vide, Crato, Portalegre e Sousel, desenvolveram ao longo do ano letivo 2018/19 oficinas de guionismo, sonorização, realização e filmagens, que irão culminar na mostra agendada para esta data.

Para além de diversos convidados do sector da Educação e Cultura, o Festival contará com a presença dos jovens envolvidos, e serão atribuídos galardões às categorias de Melhor Atriz, Melhor Ator, Melhor Atriz Secundária, Melhor Ator Secundário, Melhor História, Melhor Sonorização, Melhor Realização, Melhor Filme, Melhor Equipa de Trabalho, Menção Honrosa, escolhidos por um júri composto por representantes da UNESCO, do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar, do Festival de Cinema Periferias, do Instituto Politécnico de Portalegre, a quem se junta um especialista em questões da adolescência e juventude, Dr. João Albuquerque, e um membro da equipa CABEÇUDOS.

As curtas-metragens terão nova mostra aberta ao público em geral no Festival Periferias, no dia 17 de agosto, às 16h00, no Centro Cultural de Marvão.»

Carlos Nogueiro
Primeiro Secretário Executivo da CIMAA



Sem comentários: